7 motivos para investir em imóveis

Motivos para investir em imóveis

Especialistas consideram o cenário brasileiro atual positivo para investimentos imobiliários

Antes de te apontar os motivos para investir em imóveis, podemos te afirmar que a COVID-19 não foi obstáculo para o crescimento do setor imobiliário. Enquanto muitos segmentos foram prejudicados pelo contexto pandêmico, a venda e o aluguel de imóveis mantiveram números acima da média. O fato de muitas empresas e profissionais liberais aderirem ao ambiente residencial para trabalhar influenciou positivamente a busca por imóveis.

De acordo com uma pesquisa do Instituto Offerwise, em parceria com a startup Quinto Andar, os clientes do mercado imobiliário alteraram as suas preferências em relação aos imóveis. Com o avanço da pandemia, as pessoas sentiram a necessidade de melhorar as suas residências, seja por necessidade de trabalho ou pela busca de um imóvel maior. Cerca de 31% dos entrevistados relataram que precisam adaptar um escritório em sua casa para trabalhar, enquanto 19% deles destacaram que precisam de um imóvel maior.

Dados da Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança) mostram que as transações entre janeiro e março de 2021 atingiram o recorde de R$ 43,1 bilhões através da venda de 187,6 mil imóveis. Ao que tudo indica, o mercado da construção civil encerra 2021 com seu maior PIB desde 2014.

Motivos para investir em imóveis

A seguir, veja a lista da nossa imobiliária em Volta Redonda, FR Prime Imóveis com 7 motivos para investir em imóveis.

1. Rendimento anual maior que na renda fixa

Desde que se mantenha a qualidade estrutural da região, um imóvel não perde seu valor. Em média, um proprietário de escritório recolhe renda de 0,8% ao mês na unidade locada, chegando a aproximadamente 10% ao ano. Esse valor é superior aos Fundos de Renda Fixa Referenciados, como o Certificado de Depósito Bancário (CDB), por exemplo, que chega a 9% ao ano.

Avalie com calma os empreendimentos disponíveis nas regiões de seu interesse. Para ter uma decisão bem embasada, considere um bairro que esteja em crescimento e tenha potencial para valorização. Além de ter um imóvel bem localizado, pense em uma região que te dará a oportunidade de vender o imóvel num valor bem acima do que pagou inicialmente.

Para que isso aconteça, é preciso ter uma certa visão à frente, basta ficar de olho nas oportunidades do mercado e, também, contar com apoio profissional nessa empreitada.

2. Redução de riscos

Enquanto outras formas de aplicação incluem alta volatilidade, o mercado imobiliário segue estável e o maior risco é mesmo o de vacância. Um grande exemplo é o que aconteceu durante a pandemia do novo coronavírus: enquanto a bolsa chegou a cair 39,28% em dois meses e o preço do petróleo ficou negativo, o valor dos imóveis não se alterou e um perfil que antes tinha menor procura passa a ser mais almejado: a segunda residência em locais próximos à natureza.

3. Déficit habitacional alto

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil sofre com a falta de 7,7 milhões de residências. Dessa forma, com o aumento populacional cresce também a procura por unidades para locação, ou seja, o mercado segue em constante expansão.

4. Expectativa de valorização

O mercado imobiliário tem um histórico positivo, já que bens imobiliários se valorizam ano a ano e acompanham sempre a inflação. O mercado imobiliário é um dos mais aquecidos da economia brasileira e oferece diversas oportunidades, mesmo em períodos de instabilidade. As frequentes correções nos seus valores fazem com que sua valorização sempre cresça, evitando que o investidor perca a aplicação de recursos financeiros realizada no médio e longo prazo.

Até 2025 haverá demanda de 14,5 milhões de novas moradias, de acordo com dados da Fundação Getúlio Vargas.

5. Ganho de renda passiva

Investir em imóveis também é algo que vale muito a pena para quem tem planos em ganhar renda passiva e deseja complementar a sua renda principal, o que representa a possibilidade de alugar ou revender os imóveis que são adquiridos.

Dessa forma, além de investir em algo sólido e que vá gerar muitos benefícios no futuro, é possível ter essa renda extra. Claro que não é um imóvel qualquer que pode ser alugado ou revendido facilmente, mas existem boas oportunidades de casas e apartamentos bem localizados, em regiões com grandes demandas de moradia.

Se esse tipo de negócio parece interessante para você ou se você acha que tem um perfil para gerenciar isso, não pense duas vezes e comece a estudar essa possibilidade para aproveitar essa grande chance que existe no mercado imobiliário.

6. Diversificação de investimentos

Se você é o tipo de investidor que tem afinidade com outros tipos de investimentos, principalmente no mercado financeiro, não tem problema, é possível investir em imóveis em conjunto também.

Aliás, a composição desses 2 tipos de investimentos é uma ótima maneira de diversificar. No caso, o imóvel é um investimento mais seguro quando comparado com a bolsa de valores, por exemplo.

Um bom investidor conta, justamente, com uma carteira em que há essa variedade de investimentos, tendo mais opções de movimentar o mercado e abraçar oportunidades de todos os lados.

7. Benefícios fiscais

Uma questão que pouca gente sabe é que um imóvel pode oferecer muitos benefícios fiscais para o seu investidor. Dentre eles, podemos citar algumas deduções fiscais em impostos sobre a propriedade, seguro, depreciação, juros e hipotecas, dentre outros.

Isso é tão real, que notamos que o período do fim do ano é uma época agitada para o setor imobiliário, porque muitas pessoas querem aproveitar os inúmeros benefícios antes que o ano acabe.

Segurança para investir no imóvel certo!

Agora que você já sabe das principais vantagens de investimento no mercado imobiliário, vale ressaltar que existem imóveis certos que vão te dar mais segurança na hora da decisão.

Quer saber como podemos te ajudar nessa empreitada de investir em imóveis? Entre em contato com a equipe da FR Prime Imóveis e fale com um especialista do mercado imobiliário!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Rolar para cima