Guia definitivo para a compra do primeiro imóvel

guia para comprar um imóvel

Comprar uma propriedade não é fácil, principalmente se for o seu primeiro imóvel. Não importa se a busca é por um apartamento, casa ou studio: a escolha é difícil e exige um grande investimento. Entretanto, prestar atenção em alguns detalhes, pesquisar por um financiamento certo e procurar a ajuda de uma imobiliária ou de um corretor de imóveis são atitudes que podem tornar mais fácil essa compra. Por isso, confira abaixo um pequeno guia para compra do primeiro imóvel e facilite o processo!

Guia para compra do primeiro imóvel 

1. Tenha uma meta

O primeiro passo do guia para compra do primeiro imóvel é criar uma meta e visualizá-la. Isto é, o sonho do primeiro imóvel deve tornar-se um objetivo. Quando isso ocorre, você passa a planejar e a considerar comprar o primeiro imóvel e torna isso algo possível de ser alcançado. 

 

2. Defina características importantes 

A busca pelo primeiro imóvel será longa e também cansativa se você não souber exatamente o que está procurando. Defina como quer que a sua casa, apartamento ou studio seja e todos os seus detalhes adicionais. Depois, comece a planejar: comprar o primeiro imóvel significa também fazer um investimento. Por isso, pense bem: é preciso entender quais são as suas reais necessidades.

Você precisa ter em mente quanto está disposto a pagar e se prefere propriedades já prontas ou na planta. Outro aspecto muito importante que precisa ser levado em conta é a localização. Ao escolher o local do imóvel, devem ser considerados os índices de violência do bairro, a proximidade de escolas, do trabalho, de supermercados, farmácias ou outros estabelecimentos que você julga importantes. Além disso, atente-se ao trânsito, à proximidade aos pontos de ônibus, aos estabelecimentos vizinhos e ao barulho. 

A análise da localização é crucial, pois influencia diretamente na valorização do imóvel. Lembre-se de que adquirir um imóvel é também um grande investimento e, quanto melhor a localização, maior o preço, o que é muito útil na hora de vendê-lo.

 

3. Organize-se financeiramente 

Depois de definir o modo como deseja o seu primeiro imóvel, planeje-se financeiramente para alcançar a sua meta. Esse é um passo do guia para compra do primeiro imóvel que exige atenção em vários aspectos. O primeiro deles é estudar a sua receita, ou seja, quanto você ganha. Dessa forma, você irá saber qual valor pode destinar para comprar o primeiro imóvel. Também é preciso considerar os seus gastos. A quantia que sobrar é a que pode usar para atingir a sua meta. Se os seus gastos forem altos, tente cortá-los ou arranjar alguma renda extra.

Outra dica para organizar a sua vida financeira é quitar todas as suas dívidas antes de assumir um investimento mais alto. Certifique-se, então, de que suas finanças estão em dia para comprar o primeiro imóvel. Com o “nome sujo” você não conseguirá executar os seus planos (como fazer um financiamento, por exemplo). 

Como dito antes, o seu primeiro imóvel irá exigir que você poupe uma certa quantia. No entanto, deixar o dinheiro parado em uma conta não é o suficiente. Procure por investimentos seguros e rentáveis. Com isso, você irá conseguir comprá-lo ainda mais rápido. Por fim, depois de saber se pode arcar com o valor do imóvel, defina como vai ser o pagamento. Caso não seja à vista, planeje-se a longo prazo. Assim terá segurança, e não arrependimentos no futuro!

 

4. Escolha a forma de pagamento adequada à sua realidade

Após organizar a sua vida financeira, chegou a hora de escolher a forma de pagamento do seu primeiro imóvel. Pesquise sobre as opções disponíveis. O pagamento à vista é o que oferece mais vantagens, uma vez que possibilita a negociação do valor do imóvel. No entanto, na maioria das vezes as pessoas não têm todo o dinheiro necessário de imediato. Por esse motivo, o financiamento é a opção de pagamento mais comum. Se ele também for a melhor forma para você, não se esqueça de que as taxas de juros mudam conforme o cenário econômico. 

Uma dica do guia para compra do primeiro imóvel é: na hora do pagamento, dê a maior entrada que puder. Dessa forma, você consegue diminuir o valor do financiamento da sua casa ou apartamento e, consequentemente, o valor das parcelas. Contudo, não esvazie toda a sua reserva: é recomendado que você guarde uma quantia razoável para imprevistos e urgências.

 

5. Consulte uma imobiliária

Escolher um imóvel por conta própria não é o ideal, principalmente se for o seu primeiro. Por isso, procure uma imobiliária que ofereça a consultoria de um corretor de imóveis. Isso trará mais tranquilidade e segurança para o processo de escolha. Uma empresa do ramo imobiliário pode oferecer mais opções de casas ou apartamentos e o profissional poderá filtrar as propriedades que mais se encaixam em seu perfil. Além disso, ele conhece o mercado, é capaz de tirar as suas dúvidas e de auxiliar com a documentação. O corretor também é o único profissional regulamentado para intermediar as transações imobiliárias.

 

6. Procure saber sobre taxas e impostos

A compra de uma propriedade envolve a cobrança de taxas e impostos, que são diferentes para imóveis comprados a prazo e à vista. Por outro lado, há desconto no primeiro imóvel, caso ele também seja financiado. O desconto no primeiro imóvel corresponde a um abatimento do valor da escritura pública de compra e venda. Alguns outros impostos e taxas pagas na compra de imóveis são: o ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis), Registro do Imóvel e Taxa de Evolução da Obra (em caso de imóveis na planta).

Uma dica muito importante é sempre cobrar transparência em relação às taxas. Quando estiver negociando, antes de comprar o primeiro imóvel, questione todas as taxas e impostos que estão sendo cobrados pela aquisição do bem. Se o imóvel for financiado, peça ao banco informações e transparência sobre a taxa de juros. Desse modo, você consegue programar-se com calma. Afinal, taxas e impostos significam mais gastos e você deve estar preparado para eles. Além disso, confira se você tem direito ao mencionado desconto no primeiro imóvel.

 

7. Pesquise com calma

Procurar uma imobiliária e receber o auxílio de um corretor de imóveis já ajuda, e muito! Mas isso não significa que você não deva fazer a sua própria pesquisa sem pressa. Procure saber mais sobre as variações do mercado imobiliário, que envolvem também a situação política e econômica do País. Isso permitirá entender quais são os melhores momentos para comprar o primeiro imóvel. Além disso, pesquisando você pode comparar as características de cada um e os preços.

 

8. FR Prime 

A FR Prime é uma imobiliária em Volta Redonda (RJ) com vários imóveis disponíveis para venda. É o lugar certo para comprar o primeiro imóvel. Aqui, você pode contar com o auxílio de um corretor de imóveis especializado em compra e venda. 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Rolar para cima