Comodidade e otimização de espaço: o que vai mudar no pós-pandemia?

casa pós pandemia

A pandemia do coronavírus pegou a todos de surpresa. São meses de desafios e adaptações para o ramo imobiliário. Isso vem gerando um novo padrão de comportamento nos consumidores, já que eles também foram afetados.

Desde o início, a pandemia do coronavírus vem trazendo grandes transformações na nossa rotina e essas mudanças se refletem em nós. E nós refletimos nos espaços pelos quais passamos, principalmente nas nossas casas, que muitas vezes devem se adaptar às novidades.

Com mudanças no mercado de trabalho, nos  hábitos alimentares, de consumo, de higiene e com o  maior uso das tecnologias, é possível que todos os cômodos das nossas casas passem por alguma mudança.

Afinal, o que vai mudar no pós-pandemia? Separamos 8 dicas para te ajudar no que mudar. Acompanhe!

8 dicas do que deve mudar no pós pandemia

1 – Sua casa no pós pandemia: Hall de entrada

A pandemia nos mostrou que é  necessário ter um espacinho na entrada que funcione como uma transição entre a rua e a casa, para que possamos nos higienizar antes de entrar.

Não entrar com os sapatos sujos da rua já virou um hábito, pois para além de não sujar a casa, isso também evita que se traga o vírus, por exemplo. Para fazer isso é interessante ter uma sapateira, uma prateleira ou caixa para guardar os sapatos e um banquinho para sentarmos enquanto o retiramos.

Colocar ganchos na parede pode ser útil para pendurar coisas que não serão utilizadas dentro de casa, como bolsas, casacos e chaves. Também é bem vindo um móvel, contendo produtos de higienização, para apoiarmos o que estiver conosco e higienizar antes de entrar. Se possível, retirar a roupa de rua e colocar em um cesto pode ser interessante para entrar e relaxar tranquilamente.

2 – Sua cozinha

É possível dizer que nunca se cozinhou tanto em casa quanto nestes últimos anos. Isso vem se tornando um hábito que, além de mais saudável, é bastante econômico.

O benefício, porém, vem com um preço. Uma “cozinha viva” exige o máximo de espaço para apoiar alimentos e utensílios, e para picar e preparar a comida. A estrutura não pode ser a mesma de uma cozinha que no máximo servia para lanches rápidos. 

Além disso, pensar em um bom exaustor pode facilitar na hora de limpar a casa, principalmente quando se tem a cozinha integrada, por isso é interessante investir em uma coifa ou depurador.

Quanto mais se cozinha, mais louça se suja. Ter um escorredor embutido no armário pode ajudar a manter a cozinha mais organizada enquanto a louça seca. O escorredor embutido deixa a cozinha visualmente mais arrumada, além de liberar espaço na bancada.

É importante também  pensar na reciclagem, já que cozinhando mais também se produz mais lixo.

3 – Horta em casa

Cuidar da alimentação passou a ser um ponto importante nesse momento. As pessoas devem optar por ter pequenas hortas em suas casas e apartamentos, sejam elas verticais ou feitas no quintal, com o intuito de cada vez mais cuidar da sua alimentação.

Além disso, o contato com a natureza tornou-se indispensável para a saúde mental, sem falar que mexer nas plantinhas é um excelente passatempo.

4 – Home office

Tudo indica que o home office chegou para ficar. Por isso, encontre na sua casa um lugar tranquilo e bem iluminado para chamar de seu. O ideal é que seja uma espaço fora do seu quarto, mas que mantenha a privacidade, pois assim você vai conseguir separar melhor o momento de trabalhar e o de descansar.

Existem alguns itens que são fundamentais para te garantir maior conforto por horas seguidas como: ter uma bancada confortável, uma cadeira ergonômica e uma luminária de bancada. Outros itens que podem ajudar são: apoio de celular para as reuniões por vídeo, ring light, apoio para os pés, e alguns objetos de organização como, nichos, gavetas, pastas, prateleiras, etc.

5 – Quarto

Com tantas atividades feitas em casa, transformar o quarto em um lugar de paz e tranquilidade pode te ajudar a dormir e a se desligar do trabalho.

Materiais como madeira ou tecido ajudam a trazer mais aconchego e sensação de conforto. Investir em cores tranquilas, pouco vibrantes, e um abajur ao lado da cama também pode contribuir para a criação dessa atmosfera.

6 – Área externa da sua casa no pós pandemia

Nossa casa se tornou o nosso refúgio, tanto para fugir da aglomeração, quanto para o lazer. Imóveis com varanda e boa entrada de luz natural serão ainda mais valorizados. As pessoas estão valorizando ainda mais cada cantinho dentro de casa. Ter uma conexão com a área externa torna-se cada vez mais prioridade para proporcionar lazer para a família.

Utilizar cada vez mais os ambientes externos e ao ar livre vai melhorar a nossa qualidade de vida. Estruturar os ambientes de maneira mais integrada traz um quê de intimismo e facilita o contato entre as pessoas.

7 – Texturas

Os materiais confortáveis vem ganhando a preferência das pessoas. Tecidos como algodão, linho, mantas, entre outros, nos remetem ao aconchego, por isso deixam a casa parecendo um verdadeiro lar.

As texturas em áreas como banheiro e cozinha, devem ser de fácil limpeza, pois manter sempre os ambientes limpos e higienizados se tornou um pré-requisito, não só por praticidade ou custo-benefício, mas também por uma questão de saúde.

8 – Higienização da sua casa no pós pandemia

Gradativamente buscaremos por equipamentos mais eficientes e que facilitem a limpeza. É possível vislumbrar um aumento exponencial do uso da tecnologia, com o uso, por exemplo , de  lâmpadas de led que matam vírus e germes.

Outro ponto, é que vai se investir ainda mais em móveis suspensos e fáceis de limpar. Afinal, depois de tudo o que já passamos, a limpeza será item primordial em nossas vidas e casas.

Ainda não se sabe quanto tempo mais a pandemia irá durar, mas se você estiver pensando em investir em um imóvel, entre em contato com a FR Prime que é uma imobiliária de confiança, com uma equipe qualificada e que adota todas as medidas de segurança para te atender.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Rolar para cima