Documentos necessários para financiar um imóvel

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Descubra quais os documentos necessários para financiar imóvel!

Após escolher o local ideal para comprar imóvel próprio e realizar o seu sonho, é preciso estar atento e informado sobre alguns processos que precisam ser realizados para o financiamento do seu lar. Um deles é a apresentação de alguns documentos para que seja dado inicio ao procedimento de financiamento imobiliário.

Documentos necessários para financiar um imóvel

Saiba quais são os documentos que você precisa para financiar imóvel | Foto: Reprodução

 

Saiba quais são os documentos para financiar um imóvel e conquiste sua independência, pare de pagar aluguel e/ou comece a construir seu patrimônio!

 

1 – Documentos de identificação

Você precisa apresentar um documento básico que contenha foto: pode ser a carteira de identidade (RG), carteira de trabalho (CTPS) ou a carteira de motorista (CNH). O CPF também é um item importante. Porém, se o número dele estiver em qualquer um desses documentos de identidade, não há necessidade de entregá-lo individualmente. Caso o financiamento seja realizado por um estrangeiro, será obrigatório apresentar o passaporte dentro do prazo de validade.  

 

2 – Certidão de estado civil 

Para cada estado civil será necessário apresentar um documento diferente. Casados devem apresentar a certidão de casamento; solteiros, a certidão de nascimento de cada um dos compradores; divorciados ou desquitados, a certidão de casamento com averbação do divórcio. Caso esteja em uma união estável, é preciso apresentar a escritura declaratória de união estável e, se tiver filhos, as certidões de nascimento deles também são solicitadas. Por fim, caso seja viúvo, deverá apresentar a certidão de casamento e a certidão de óbito do cônjuge.

 

3 – Comprovante de renda

Um dos documentos mais importantes é o comprovante de renda, pois é a partir dele que será feita a análise de crédito no financiamento imobiliário. Ele permite que a instituição financeira avalie se o valor total da dívida é compatível com os rendimentos do comprador, ou seja, se você tem dinheiro suficiente para arcar com o pagamento mensal do financiamento. 

Muitas instituições consideram que, para ser possível assumir essa dívida, as prestações do financiamento não devem ultrapassar 30% da renda mensal do cliente. Vale lembrar que o comprovante é de renda familiar: você pode somar a renda de todos os integrantes da família que trabalham ou que tenham renda formal. É importante saber que os assalariados, empresários e autônomos demonstram a renda de maneiras diferentes. Assalariados comprovam mostrando o holerite, empresários devem apresentar o pró-labore, enquanto os profissionais liberais, que não têm carteira assinada, podem apresentar extratos bancários e a Declaração do Imposto de Renda. Autônomos que trabalham de maneira formal, como MEI (Micro Empresário Individual), possuem maiores chances de conseguir um financiamento.

 

4 – Comprovante de residência

Os documentos que informam o endereço completo com CEP podem ser utilizados como comprovante de residência. Alguns exemplos são: contas de serviços como água, energia elétrica, Internet, telefone, gás, entre outras.

 

5 – Extrato do FGTS

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um direito de todo trabalhador celetista e pode ser utilizado no momento do financiamento, porém não é um documento obrigatório. Caso utilize-o, além do extrato, outros documentos como a carteira profissional e uma autorização do banco permitindo a operação são necessários.

 

6 – Documentos do vendedor

Além dos seus documentos, é preciso apresentar os documentos do vendedor. Caso ele seja uma pessoa física são necessários: RG, CPF, declaração de profissão, certidão de nascimento ou, se casado, certidão de casamento. No caso do vendedor ser uma pessoa jurídica é preciso: carta com firma reconhecida em cartório e assinada pelos representantes, cópia simples da Certidão Negativa de Débito (CND), cópia simples do contrato social ou estatuto social consolidado e registrado perante a Junta Comercial, cópia simples da Certidão Negativa de Débitos de Tributos e Contribuições Federais (CCN), e, no caso da empresa possuir estatuto social e não contrato social, Ata de Eleição da Diretoria registrada na Junta Comercial .

 

7 – Documentos do imóvel que será financiado

Os documentos do imóvel também são importantes neste momento. Serão necessárias: cópia simples do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do ano corrente, certidão negativa do IPTU e cópia simples da matrícula do imóvel. Os papéis necessários para financiamento podem variar entre uma instituição financeira e outra: não deixe de consultar a lista de documentação exigida pela instituição que realizará o seu financiamento em específico.

Separe tudo com bastante antecedência, pense nos documentos que você já tem e os que precisa providenciar ou renovar. Assim, não terá nenhum problema e conseguirá passar pelo processo com tranquilidade e menos burocracia. Você pode simular financiamento para comprar imóvel em nosso site. Em caso de dúvida, fale com um de nossos especialistas no mercado imobiliário

 

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