Descubra quais os documentos necessários para financiar imóvel!
Após escolher o local ideal para comprar imóvel próprio e realizar o seu sonho, é preciso estar atento e informado sobre alguns processos que precisam ser realizados para o financiamento do seu lar. Um deles é a apresentação de alguns documentos para que seja dado inicio ao procedimento de financiamento imobiliário.
Saiba quais são os documentos para financiar um imóvel e conquiste sua independência, pare de pagar aluguel e/ou comece a construir seu patrimônio!
1 – Documentos de identificação
Você precisa apresentar um documento básico que contenha foto: pode ser a carteira de identidade (RG), carteira de trabalho (CTPS) ou a carteira de motorista (CNH). O CPF também é um item importante. Porém, se o número dele estiver em qualquer um desses documentos de identidade, não há necessidade de entregá-lo individualmente. Caso o financiamento seja realizado por um estrangeiro, será obrigatório apresentar o passaporte dentro do prazo de validade.
2 – Certidão de estado civil
Para cada estado civil será necessário apresentar um documento diferente. Casados devem apresentar a certidão de casamento; solteiros, a certidão de nascimento de cada um dos compradores; divorciados ou desquitados, a certidão de casamento com averbação do divórcio. Caso esteja em uma união estável, é preciso apresentar a escritura declaratória de união estável e, se tiver filhos, as certidões de nascimento deles também são solicitadas. Por fim, caso seja viúvo, deverá apresentar a certidão de casamento e a certidão de óbito do cônjuge.
3 – Comprovante de renda
Um dos documentos mais importantes é o comprovante de renda, pois é a partir dele que será feita a análise de crédito no financiamento imobiliário. Ele permite que a instituição financeira avalie se o valor total da dívida é compatível com os rendimentos do comprador, ou seja, se você tem dinheiro suficiente para arcar com o pagamento mensal do financiamento.
Muitas instituições consideram que, para ser possível assumir essa dívida, as prestações do financiamento não devem ultrapassar 30% da renda mensal do cliente. Vale lembrar que o comprovante é de renda familiar: você pode somar a renda de todos os integrantes da família que trabalham ou que tenham renda formal. É importante saber que os assalariados, empresários e autônomos demonstram a renda de maneiras diferentes. Assalariados comprovam mostrando o holerite, empresários devem apresentar o pró-labore, enquanto os profissionais liberais, que não têm carteira assinada, podem apresentar extratos bancários e a Declaração do Imposto de Renda. Autônomos que trabalham de maneira formal, como MEI (Micro Empresário Individual), possuem maiores chances de conseguir um financiamento.
4 – Comprovante de residência
Os documentos que informam o endereço completo com CEP podem ser utilizados como comprovante de residência. Alguns exemplos são: contas de serviços como água, energia elétrica, Internet, telefone, gás, entre outras.
5 – Extrato do FGTS
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um direito de todo trabalhador celetista e pode ser utilizado no momento do financiamento, porém não é um documento obrigatório. Caso utilize-o, além do extrato, outros documentos como a carteira profissional e uma autorização do banco permitindo a operação são necessários.
6 – Documentos do vendedor
Além dos seus documentos, é preciso apresentar os documentos do vendedor. Caso ele seja uma pessoa física são necessários: RG, CPF, declaração de profissão, certidão de nascimento ou, se casado, certidão de casamento. No caso do vendedor ser uma pessoa jurídica é preciso: carta com firma reconhecida em cartório e assinada pelos representantes, cópia simples da Certidão Negativa de Débito (CND), cópia simples do contrato social ou estatuto social consolidado e registrado perante a Junta Comercial, cópia simples da Certidão Negativa de Débitos de Tributos e Contribuições Federais (CCN), e, no caso da empresa possuir estatuto social e não contrato social, Ata de Eleição da Diretoria registrada na Junta Comercial .
7 – Documentos do imóvel que será financiado
Os documentos do imóvel também são importantes neste momento. Serão necessárias: cópia simples do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do ano corrente, certidão negativa do IPTU e cópia simples da matrícula do imóvel. Os papéis necessários para financiamento podem variar entre uma instituição financeira e outra: não deixe de consultar a lista de documentação exigida pela instituição que realizará o seu financiamento em específico.
Separe tudo com bastante antecedência, pense nos documentos que você já tem e os que precisa providenciar ou renovar. Assim, não terá nenhum problema e conseguirá passar pelo processo com tranquilidade e menos burocracia. Você pode simular financiamento para comprar imóvel em nosso site. Em caso de dúvida, fale com um de nossos especialistas no mercado imobiliário