Casa ou apartamento? As vantagens de cada um

mudar para novo imóvel

Na hora de escolher um imóvel você tem muitas dúvidas. A maioria das pessoas se pergunta: é melhor procurar por uma casa ou apartamento? Qual dos dois é mais interessante financeiramente e quais são as particularidades?

Comprar um imóvel requer, mesmo, alguns cuidados. Pensar no formato de moradia que você pretende adquirir é um dos pontos mais importantes. Afinal, é uma aquisição de grande valor, e é importante que ela atenda a todas as suas demandas. 

Então, chegou a hora de conhecer as vantagens, diferenças e pontos de atenção a respeito de sua compra. É preciso decidir sobre casa ou apartamento, e lhe daremos algumas dicas importantes a respeito. 

Vantagens e desvantagens de casa ou apartamento. Qual é melhor?

Escolher entre casa ou apartamento é uma das dúvidas mais comuns na hora de negociar um imóvel. Conhecendo as características de cada um fica mais fácil ponderar sobre qual realmente pode lhe interessar. 

Casa ou apartamento?

A principal diferença entre eles com certeza diz respeito ao espaço. Ao adquirir uma casa, você contará com um espaço mais privativo, onde, consequentemente, há mais liberdade. 

Não há tantas restrições como em um condomínio, tanto no que diz respeito a barulho, movimentação, convidados, como na  escolha das cores de suas janelas, por exemplo. 

Em contrapartida, há fatores em que o apartamento pode ser mais interessante. Vamos analisar ponto por ponto destas diferenças para entender melhor. 

Apartamento é mais seguro que casa: fato ou mito?

Um apartamento conta com uma grande segurança sim. Você terá portaria 24 horas e vizinhos muito próximos, o que acaba tornando o ambiente mais seguro. 

Porém, esse não é um fator determinante na hora de optar por casa ou apartamento. Afinal, se você morar em um condomínio de casas, contará com as mesmas regalias. 

Outra possibilidade é dedicar um tempo a mais para pesquisar sobre o bairro e a localização do imóvel antes de comprar. Você pode encontrar casas em locais muito seguros e de excelente qualidade. 

No entanto, se o seu desejo é realmente contar com vizinhos mais próximos e morar em um edifício com hall de entrada, anúncio de visitas e controle mais assíduo de circulação, pode ser que um apartamento lhe caia bem. 

Morar com PET em casa ou apartamento?

Quem tem um melhor amigo de 4 patas com certeza não quer abrir mão do bichinho na hora de se mudar. Então, ponderar entre casa ou apartamento também é importante nesse sentido. 

Morar em casa tem a vantagem do espaço, contar com um quintal que pode ser arborizado, com gramado e espaço para o animal se divertir. Isso ajuda a conter a ansiedade e até mesmo diminuir o quadro de síndrome da separação. 

O apartamento é um pouco mais limitado. Isso quer dizer que você não pode ter um animal se optar por um apê? Claro que não! No entanto, o cuidado será redobrado. Alguns dos pontos de atenção são:

  • Garantir o passeio do animal ao menos uma vez por dia;
  • Verificar se o condomínio aceita animais antes de efetuar a compra;
  • Checar se pode circular com o PET nas áreas comuns. 

Ah! E cuidado com o limite, também. Se você sonha em ter muitos animais, a casa é uma escolha mais sábia. Em um apartamento fatores como ruídos e odores promovidos pelos animais podem render reclamações e até multas. 

Preciso economizar dinheiro – qual escolha é melhor?

Já se a sua prioridade de escolha é focar nas questões financeiras, a manutenção de ambos os imóveis requer alguma reserva de dinheiro. No entanto, também existem diferenças entre casa ou apartamento neste quesito.

O apartamento fatalmente terá o valor do condomínio. Quanto melhor a estrutura, mais conforto você terá e maior será a mensalidade a ser paga. 

É importante destacar que o valor do condomínio é um compromisso tão importante quanto um aluguel. Não arcar com ele pode acarretar problemas judiciais sérios e até levar a perda do imóvel. 

A casa, por sua vez, se não estiver em um condomínio fechado, não terá esse valor acrescido. Mas, em contrapartida, o IPTU – que é calculado considerando a área construída, por exemplo – pode ser bem mais salgado. 

Além disso, apartamentos muitas vezes trabalham com sistema de rateio para contas básicas, já na casa você pagará exatamente aquilo que consumir no mês. 

Decoração e estilo

Nesse quesito não temos nem como comparar. Ter uma casa te dá muito mais liberdade para criar, decorar e escolher a estética externa do imóvel. A fachada de um apartamento não pode ser alterada na maioria das vezes. 

Mas, com relação ao interior do imóvel você tem total liberdade para decorar, desde que você não altere a estrutura, é claro. Se tiver alguma dúvida, pergunte para o síndico sobre o que é ou não autorizado. 

Área de lazer – ambiente externo de casa e apartamento

Com relação à área de lazer, escolher por casa ou apartamento não difere muito. No apartamento você conta com uma estrutura básica, geralmente composta por churrasqueira, piscina, playground. 

Na sua casa, embora nem sempre tenha tudo isso, é possível criar cada um dos ambientes – o que requer investimento, porém, é mais livre para criação de modo geral. 

Perceba que são vantagens diferentes, mas que existem em ambos os casos. Então, escolher entre casa ou apartamento, nesse sentido, depende de seu gosto pessoal e de suas demandas. 

Onde encontrar o imóvel perfeito?

Seja para escolher uma casa ou apartamento, é importante ter ao seu lado uma empresa que traga confiança e lhe ajude na busca pelo imóvel perfeito. 

A FR Prime é uma marca consolidada no mercado, que possui experiência e qualidade para lhe orientar. Acesse o site e conheça os imóveis disponíveis para compra!

Além disso, oferecemos uma busca específica para encontrar as melhores opções de financiamento para você e um espaço para que você divulgue o seu imóvel e aumente as chances de fechar um bom negócio.

Escolher entre casa ou apartamento é algo que envolve uma grande reflexão. Mas, com a FR Prime a sua escolha é mais segura e assertiva, com as melhores opções concentradas em um mesmo local. Acesse o site e saiba mais. 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest