5 dicas para acertar na compra do primeiro imóvel

compra do primeiro imóvel - Banco de fotografia

Está pensando na compra do primeiro imóvel? Então está no lugar certo!

A tarefa de comprar imóvel não costuma ser fácil, principalmente se ele for a sua primeira casa, apartamento ou studio. Prestar atenção em alguns detalhes, pesquisar e buscar o melhor financiamento é fundamental para que você faça um bom negócio. Procurar por orientação, consultando uma imobiliária e um corretor de imóveis pode tornar esse processo bem mais fácil.

Meu primeiro imóvel

Confira, então, algumas dicas para que o sonho da compra não se transforme em pesadelo!

1 – Consulte um corretor de imóveis 

Consultar um corretor de imóveis para auxiliar na compra de um imóvel traz mais segurança e tranquilidade. Ele conhece o mercado, pode tirar dúvidas e ajudar com a documentação, além de ser o único profissional regulamentado para intermediar transações imobiliárias. Para encontrar um corretor de imóveis qualificado, vá até uma imobiliária física ou até mesmo a um portal imobiliário.

2 – Defina o que é importante

Antes de sair em busca de uma casa ou apartamento, é fundamental entender quais são as necessidades da sua família. Se estiver à procura de um studio para morar ou escritório para trabalhar, tenha em mente quais requisitos esse espaço deve cumprir. Afinal, comprar imóvel é bem mais prático quando o comprador sabe, exatamente, o que quer.

3 – Leve em conta a localização

Esse é um aspecto muito importante quando se trata de comprar imóvel. A localização deve considerar, por exemplo, índices de violência do bairro, proximidade de escolas ou trabalho, trânsito, distância dos pontos de ônibus e das estações de metrô e quais são os estabelecimentos vizinhos. O local da sua casa ou apartamento interfere diretamente na sua valorização. Quanto melhor localizado, ou seja, melhor o bairro e mais próximo dos locais de acesso ao transporte público, maior é o seu valor e maiores são as chances de valorização, o que pode ser muito útil na hora de vendê-lo. 

4 – Pense nas formas de pagamento 

Realizar um planejamento financeiro é importante: pesquisar sobre as várias opções de pagamento de um imóvel pode fazer muita diferença no seu bolso. Apesar do pagamento à vista ser o mais vantajoso, por possibilitar a negociação do valor, não são todos que já têm a quantia necessária para comprar o imóvel desejado.

Por isso, o financiamento, seja bancário ou com uma construtora, é a forma de pagamento mais comum. É válido ressaltar que as taxas de financiamento mudam, podendo aumentar ou diminuir conforme o cenário econômico. Logo, o ideal é oferecer à vista a maior entrada possível, para assim diminuir o valor do imóvel e das parcelas. Mas não comprometa toda a sua reserva, lembre-se de guardar uma quantia confortável para emergências e imprevistos.

5 – Pesquise antes de comprar  

Além de buscar o auxílio de um corretor de imóveis e de uma imobiliária, pesquise! Fique atento às variações do mercado imobiliário, que acontecem de acordo com o cenário político-econômico do país, para saber qual a melhor hora de comprar a sua casa ou apartamento. Visite também vários imóveis para comparar as suas características e preços.

Ainda é importante destacar que o País encontra-se em um momento em que a taxa básica de juros (Selic) está muito baixa. De acordo com informações do Banco Central, em agosto de 2020 ela estava em 2,25%: na última década o valor médio foi de 13%. Isso demonstra que é um período de estímulo ao consumo e, com certeza, de investir na compra daquele desejado imóvel.     

 

Conheça a FR Prime Imóveis.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest