Comprar imóvel nunca é fácil, mesmo que seja pela segunda vez. Isso porque investir em imóveis, seja para complementar a sua renda ou para lazer, é diferente de escolher uma casa ou apartamento para morar. Por isso, a orientação de uma imobiliária continua sendo importante. Confira algumas dicas para não errar na compra do segundo imóvel.
Dicas para quem quer comprar o segundo imóvel
1 – Saiba quais são as suas necessidades
Para comprar imóvel, você deve ter em mente o que busca antes de ir até a imobiliária. No caso do segundo imóvel é preciso saber, principalmente, se ele será um apartamento ou uma casa, para fins de lazer ou de investimento. Isso ajudará no trabalho de filtragem do corretor de imóveis, facilitando o processo de procura. Entender quais são as necessidades da sua família é fundamental para que você faça um bom negócio.
2 – Valorização do imóvel
Se o seu objetivo é investir em imóveis, fique atento aos aspectos que irão valorizar a casa ou apartamento que irá comprar. A localização deve ser em áreas que estão em processo de valorização por serem próximas dos metrôs, das linhas de ônibus ou das escolas. Um bom acabamento e o estado do local também valorizam o imóvel. Como a imobiliária e o corretor de imóveis conhecem melhor esse mercado, eles podem ajudar no processo.
3 – Formas de pagamento
Você pode optar por fazer um financiamento do imóvel. Se o seu objetivo for comprar uma casa ou apartamento para depois alugar, é interessante buscar um financiamento que tenha parcelas próximas do aluguel que você irá cobrar. Assim, elas não irão pesar no seu orçamento do mês e você estará aumentando seu patrimônio sem sentir no bolso o pagamento das parcelas.
Outra opção é usar o FGTS na compra de um segundo imóvel. Esse é um processo burocrático, com inúmeras etapas, e as regras mudam frequentemente. Mesmo assim, é vantajoso. O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é uma espécie de poupança que o trabalhador pode sacar quando for demitido sem justa causa, em casos de doença ou para adquirir a casa própria.
A Caixa Econômica Federal faz algumas exigências específicas para quem quer usar o FGTS na compra de um segundo imóvel. Você não poderá usá-lo para comprar um imóvel em qualquer lugar: o imóvel deve estar localizado no mesmo município onde você exerça sua ocupação laboral principal, nos municípios limítrofes a ele ou integrantes da mesma região metropolitana; ou no mesmo município onde você comprove a sua residência há mais de um ano, nos municípios limítrofes a ele ou integrantes da mesma região metropolitana. Além disso, você não poderá já ter outro imóvel nessa mesma cidade. Para saber outras condições de pagamento, procure uma imobiliária de confiança e negocie: só não deixe de investir no imóvel desejado.
4 – Investimento
Os imóveis, sejam eles residenciais, comerciais, terrenos ou loteamentos são, desde muito tempo atrás, uma das maneiras mais tradicionais de investimento. Investir em imóveis é uma forma de conseguir um patrimônio seguro, lucrativo e estável. Alguns benefícios são: potencial de valorização; possibilidade de renda passiva; diversificação do portfólio de investimentos e redução dos riscos do investidor.