Morar sozinho: conheça as opções para o seu primeiro imóvel

Imóvel para morar sozinho

Chegou a hora de morar sozinho! Para isso, porém, você precisa se atentar aos detalhes para escolher o primeiro imóvel, aquele que marcará um passo importantíssimo em sua vida. 

Obviamente essa escolha envolve muita responsabilidade e uma série de dúvidas. Mas vamos lhe dar algumas sugestões sobre quais são os pontos mais importantes a analisar na hora de escolher o seu primeiro imóvel

O que você precisa conferir na hora de morar sozinho?

Antes de escolher o seu primeiro imóvel e morar sozinho é importante ticar uma conferência básica, pois isso ajudará a definir quais são os imóveis mais adequados para você. 

Orçamento disponível:

Partindo do pressuposto de que você já fez uma reserva para investir nesse sonho, é preciso checar qual é o orçamento disponível para a compra de seu primeiro imóvel.

Isso ajudará muito a delimitar melhor a busca por preço, excluindo aqueles que fogem muito de sua faixa orçamentária. Dessa forma, será muito mais fácil chegar ao imóvel perfeito. 

Região:

Também é interessante mapear as regiões que lhe interessam. Considere quais são as suas prioridades como, por exemplo, facilidade de locomoção via transporte público, acesso a áreas centrais, metrôs, comércios, etc. 

Casa ou apartamento?

Uma dúvida muito comum na hora de morar sozinho é sobre optar por casa ou apartamento. É um fato que cada tipo de imóvel tem suas vantagens. O interessante é pensar em características essenciais de cada um. 

Casa:

Na casa você desfruta de maior liberdade em alguns aspectos. A começar pelo espaço externo, o famoso “quintal”, que permite que você reúna amigos, faça churrascos e festas sem tanta limitação de horário ou necessidade de agendamento prévio. 

Basta decidir quando e como reunir as pessoas que você ama para dar o start na comemoração. Um conforto que você não encontrará com tanta facilidade em um condomínio onde imperam algumas regras. 

Apartamento:

A maior vantagem do apartamento é contar com a segurança de uma portaria 24 horas e a estrutura da área de lazer. Embora não tenha a liberdade de horários como ocorre na casa, você tem a sua disposição churrasqueira, espaço gourmet, quadras, piscina, etc.   

Pense no seu estilo de vida antes de escolher o tamanho do imóvel. É importante projetar a sua vida no imóvel e pensar:

  • Você quer receber amigos?
  • Trabalha em casa? Precisa de um home office espaçoso?
  • Tem ou pretende ter animais de estimação?
  • Quer ter uma horta?
  • Prefere um ambiente mais compacto?
  • Passa mais tempo em casa ou fora dela?

Respondendo a perguntas como essas você definirá com maior precisão o tipo de imóvel que tem mais o seu estilo. 

Obrigações com uma casa nova

Ter o seu primeiro imóvel com certeza será gratificante. Mas, também envolve uma série de responsabilidades das quais você deve estar ciente. Afinal, morar sozinho requer também assumir a casa como dono dela. 

Tarefas domésticas:

Esteja preparado para lidar com as tarefas domésticas. Cuidar da casa requer uma organização e demanda que você dedique algum tempo para lidar com coisas como higiene, limpeza, organização e manutenções. 

Simulação de gastos:

Além das parcelas de sua casa nova você terá de arcar com outras contas como luz, água e condomínio. Então, faça um cálculo médio e projete os custos de sua vida a partir de agora. 

Pense no seu salário e no seu rendimento mensal com horas extras e trabalhos adicionais e verifique quanto você pode gastar por mês para viver com qualidade. 

Divida sua lista de gastos em custos fixos e custos variáveis. Os fixos são aqueles que tendem a se manter iguais todos os meses – como as contas citadas anteriormente.

Já os variáveis são aqueles que mudam de acordo com a ocasião. Por exemplo, eventuais gastos com medicamentos, veterinário, manutenções, etc. 

Opções de moradias pequenas para quem é sozinho

Se o caso for de buscar por opções mais econômicas para seu primeiro imóvel, existe hoje uma variedade grande de possibilidades. São imóveis criados para um estilo de vida mais jovial, minimalista e simplório. Veja só:

Loft:

Os lofts são comparados a grandes balcões, sendo compostos por um pé direito bem alto e grandes janelas que permitem uma excelente iluminação natural. Eles variam entre 25 m² e 55 m², o que pode ser suficiente para algumas pessoas ou pequeno demais para outras. 

Flat:

Flats têm um estilo mais parecido com hotéis. A taxa de condomínio de um flat inclui serviços básicos como limpeza do imóvel, lavanderia, manutenção de ar-condicionado, etc. 

É uma boa escolha para quem busca algo mais prático, pois tem uma rotina mais agitada e cheia de compromissos, ou para quem passa pouco tempo em casa. 

Studio:

Os studios são bem localizados, estando concentrados em regiões centrais, com fácil acesso ao transporte público em geral. O ambiente é propositalmente compacto, com ambientes compartilhados. 

A sua metragem varia entre 25 m² e 50 m². Geralmente, studios são compostos por sala, quarto, banheiro e cozinha. Um dos modelos preferidos para quem quer morar sozinho com praticidade. 

Kitnet:

Um dos modelos de moradia mais paquerados pelos solteiros e pessoas jovens, as kitnets são uma boa opção para quem não se importa com espaços pequenos.

Elas possuem metragens que variam entre 20 m² e 40 m² e estão localizadas em locais menos luxuosos do que os studios, por exemplo. Por esse motivo, kitnets possuem preços mais acessíveis. 

Comprar ou alugar – qual é a melhor opção para morar sozinho?

Por fim, você deve se decidir entre comprar ou alugar o seu primeiro imóvel para morar sozinho. Muitas pessoas optam pelo aluguel pela possibilidade de se mudar com facilidade caso não se adaptem. 

Porém, comprar uma casa é sempre um negócio mais interessante. O valor gasto nas parcelas de uma locação pode facilmente ser equivalente ou superior àquele cobrado em parcelas de um financiamento. 

Enfim, há muitos fatores a serem analisados quando você decide morar sozinho. Com a FR Prime você consegue fazer uma busca segura e encontra os melhores imóveis de sua região!

Acesse o site da FR Prime e saiba mais!

 

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest