O mercado imobiliário permanece sendo uma grande opção para quem busca viver de renda e/ou investimentos. Muitas pessoas compram casas antigas ou que pararam no meio da construção, no intuito de reformá-las para vender e assim obter um bom lucro. Tornar uma casa mais valiosa nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente quando se pensa em agradar o maior número possível de compradores. Por onde começar? O que fazer? Devo contratar alguém? Por quanto vender? Essas costumam ser algumas das perguntas mais feitas quando pensamos no assunto.
Nesse artigo, preparamos 3 dicas para você que está pensando em vender seu imóvel e por isso busca torná-lo mais atraente para possíveis compradores.
Essas dicas vão te ajudar a negociar sua propriedade sem maiores dificuldades e, principalmente, sem arrependimento. Confira!
Sua casa mais valiosa para compradores: O que fazer antes de disponibilizar meu imóvel no mercado
Para atingir o objetivo esperado você terá que priorizar três aspectos: o público-alvo, o marketing e a decoração. Primeiramente, defina o público que você quer atingir.
Em seguida, pense em qual estilo de decoração você pretende utilizar, o que desse estilo é atrativo para esse público e o que fazer para diferenciar seu imóvel dos demais. Com a decoração pronta, agora você pode partir para a produção de fotos e vídeos e também para a elaboração de textos para os portais imobiliários e redes sociais. Isso faz parte da etapa de marketing, que vai ajudar a atrair pessoas realmente interessadas no seu imóvel.
Através da decoração, você pode contar uma história e priorizar os pontos positivos do seu imóvel tornando mais fácil para que os potenciais compradores imaginem suas vidas lá, aumentando o desejo de concretizar a compra.
Principais pontos para ter uma decoração incrível:
Padronização
Elimine objetos pessoais que possam remeter a história da sua família;
Luz
A iluminação natural ou artificial deve buscar dar destaque à decoração e criar uma atmosfera acolhedora. Troque suas lâmpadas para LED e abra as janelas no momento da fotografia e das visitas;
Estilo
Você pode optar por decorações de estilo único ou fazer combinações. Mas é importante lembrar de torná-la agradável para a maioria dos gostos;
Cores
As cores podem variar bastante de acordo com o estilo que você escolher para o seu imóvel. Mas o que sempre funciona é utilizar cores neutras combinadas com pequenos objetos coloridos que servem como pontos de atenção;
O ambiente conta uma história
Faça composições em estilo lateral nos ambientes, de modo a contar uma história. Por exemplo, você pode combinar uma planta, um abajur e uma moringa (variando altura e profundidade) em cima de uma mesa de cabeceira;
Desperte a memória afetiva
Deixe a mesa de jantar bem decorada na hora das visitas e também quando for tirar as fotos. Isso pode ajudar a despertar gatilhos de reuniões e jantares em família;
Área externa
Pintura descascando, calçada suja e telhas rachadas podem assustar possíveis compradores. Se o seu imóvel parecer desleixado por fora, vai passar a imagem de que por dentro deve estar pior ainda e, por isso, ninguém vai querer entrar nele. Atente-se a isso, ter uma boa aparência é primordial;
O valor ideal
O que pode ajudar na hora de definir qual valor cobrar pelo seu imóvel é fazer uma análise inicial dos preços já praticados no seu bairro. Desse modo, isso pode te auxiliar a descobrir quanto vale o seu.
Colocar um preço acima do mercado ou fazer uma avaliação incorreta, ao invés de te ajudar a atrair os compradores para o seu imóvel, pode levá-los para outros imóveis semelhantes ao seu. Nessa hora é interessante contar com uma imobiliária, os profissionais têm mais experiência nesse ramo.
Caprichar no anúncio é uma das formas de deixar sua casa mais valiosa para compradores
Investir no anúncio é um dos pontos mais interessantes quando se quer atrair compradores. Mesmo que você ache que a sua casa ou apartamento é o mais incrível do mundo, sem ter um bom anúncio, você não terá o retorno esperado.
Quando for anunciar, detalhe bem as características do imóvel, como metragem, número de cômodos, existência de áreas externas e áreas de lazer. Pois o anúncio, normalmente, é a principal forma que os compradores vão ter para encontrar e visualizar o seu imóvel.
Então, enfatizar as qualidades do imóvel, como amplitude, segurança e localização, podem ajudar a destacá-lo. Não se esqueça de deixar visíveis as formas que os compradores poderão entrar em contato, para facilitar o agendamento de visitas.