5 dicas de planejamento para sair do aluguel

Como sair do aluguel

Muitos pensam em sair do aluguel e ter a casa própria como forma de independência, de realização pessoal, financeira ou até de liberdade. Nesse sentido, a matéria tem o objetivo de oferecer dicas de planejamento para quem deseja comprar o primeiro imóvel. Afinal, é mais comum do que se imagina deixar de realizar esse sonho por falta de conhecimento ou por medo de algo dar errado. Com planejamento, tudo fica mais fácil. 

Uma das vantagens que a saída do aluguel proporciona é poder trocar uma despesa por um investimento: o valor gasto na compra do imóvel será um benefício para o futuro, pois você não terá mais gastos mensais com moradia e ainda poderá ter uma renda extra. Além disso, o proprietário passará a ter uma segurança patrimonial, não precisará se preocupar com a correção de valores anuais que um aluguel oferece e, caso deseje realizar reformas, não terá que pedir permissão.  

Planejamento financeiro para a casa própria 

1. Organização das finanças 

É importante conhecer a fundo seu rendimento e anotar todos os gastos, fixos ou não, além de fazer uma média de despesas supérfluas que podem ser eliminadas. Ao seguir esses passos, será possível poupar dinheiro ajustando hábitos de consumo e definir metas de valores mensais para uma reserva.

2. Renda extra 

Caso as economias não sejam suficientes, buscar por renda extra é fundamental. Procure pelos famosos “bicos”, aqueles trabalhos que te fazem ganhar dinheiro por fora, como: vender alimentos caseiros por encomenda (bolos, salgados, doces etc); dar aulas particulares (disciplinas escolares ou instrumentos musicais, por exemplo); produzir artesanatos; cuidar de crianças ou pets; alugar um quarto aos finais de semana; alugar vagas de garagem ou tentar encontrar brechós e sites on-line confiáveis para vender objetos ou roupas que não são mais usados.

3. Investimentos

Juntar o seu dinheiro na poupança, caso não queira assumir outros investimentos de maior risco, pode funcionar. Em contrapartida, investir em outras possibilidades pode ser mais vantajoso. Entre em contato com alguém experiente no assunto ou com algum consultor financeiro e veja a opção que mais se adequa à sua realidade financeira. 

4. Formas de pagamento 

O pagamento à vista geralmente é mais econômico, porém não é a realidade alcançável da maioria. Por isso, as opções de financiamento bancário (prática de pagamento parcelado), consórcio imobiliário e projetos do Governo Federal podem ser alternativas viáveis. Ainda é possível utilizar o valor do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), que propicia outros benefícios.

5. Imóvel personalizado  

Para encontrar o imóvel certo, é necessário ter várias opções para colocar na balança as vantagens e desvantagens de cada uma. Outros pontos fundamentais são: considerar a região, os preços, as características estruturais do imóvel e as condições legais. Imobiliárias como a FR Prime auxiliam na compra e venda de imóveis de forma mais prática e dinâmica. 

Imobiliária como facilitadora do processo 

A contratação de imobiliárias é uma ideia facilitadora para que toda a compra aconteça da melhor maneira, do início ao fim. O objetivo da FR Prime é fazer com que a  mudança seja a mais agradável possível para quem escolher morar em Volta Redonda, no Rio de Janeiro. No site da FR Prime, é possível procurar o imóvel ideal ao descrever o que você procura; buscar por financiamentos com as melhores ofertas de crédito; fazer uma simulação e cadastrar/anunciar seu imóvel. E, se você ainda tem dúvidas entre morar na casa própria ou no apartamento próprio, não deixe de clicar aqui e conferir qual tipo de imóvel é ideal para você. 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest