A decisão de comprar um imóvel e todos os processos que antecipam a entrega das chaves não são tarefas nada fáceis. Além da análise das informações e busca de documentos, existem uma série de etapas envolvidas na compra de um imóvel. Por isso, contar com a ajuda de um especialista, como o corretor de imóveis, faz toda a diferença.
Em todo o Brasil, somente o corretor de imóveis é autorizado a intermediar transações imobiliárias, como estabelece a legislação que regulamentou a profissão (Lei 6.530/78 e Decreto 81.871/78). Mas não é apenas a determinação legal que faz este profissional ser essencial na hora em que você quer comprar, vender ou alugar um imóvel.
No artigo de hoje separamos bons motivos para você escolher um corretor para intermediar a compra do seu imóvel!
O que faz um corretor de imóveis?
Antes de mais nada, vamos entender um pouco mais sobre a profissão.
O corretor é o profissional especializado e pronto para compreender as suas necessidades na hora de escolher um imóvel residencial ou comercial. Cada vez mais qualificado, ele vai usar seus conhecimentos para orientá-lo, fornecer com clareza informações precisas e alertá-lo sobre qualquer possível risco, tornando a negociação mais segura.
A imobiliária e/ou o corretor têm a responsabilidade de pesquisar e apresentar o imóvel aos interessados, facilitando o encontro da moradia ideal. Também é obrigação do corretor assessorar as partes em toda transação imobiliária até o seu desfecho.
Para ser um corretor, é preciso estudar, ter formação específica e um registro emitido pelo Creci da região que atua.
Principais funções de um corretor de imóveis
Um corretor de imóveis registrado possui diversas responsabilidades durante o processo de compra do imóvel de seus clientes. Elencamos abaixo quais são elas, para te ajudar na hora de contratar este profissional.
– Ser o intermediário quando uma pessoa deseja comprar ou vender um imóvel, saindo em busca de um público-alvo que preencha as características da transação;
– Checar a validade e a veracidade de todos os documentos do imóvel e de seu proprietário;
– Pesquisar e apresentar todas as certidões relacionadas à transação – o que inclui dívidas diversas (condomínio, contas, parcelas de financiamento em aberto, IPTU, etc.), além de taxas de mobiliário de áreas comuns, entrega do imóvel e situação jurídica do vendedor do imóvel;
– Analisar e auxiliar nas melhores opções de financiamento para o comprador;
– Ele também é o responsável por verificar se o imóvel está em bom estado de conservação, garantindo a segurança da transação;
– O corretor também deve agendar visitas ao imóvel e responder todas as dúvidas do interessado em comprar;
– Intermediar a negociação do preço de venda e todas as condições;
– Firmar o contrato referente à sua participação no negócio. De acordo com a lei, o corretor de imóveis pode responder por atos que possam causar algum dano ao comprador do imóvel, seja por imprudência, negligência, imperícia ou infrações éticas.
Vantagens de comprar um imóvel com um corretor
Muito além das obrigações de um corretor, existem outras vantagens importantes que irão te assegurar uma compra sem preocupações e com muita praticidade.
1 – Busca de melhores opções
Antes de comprar um imóvel, você precisa avaliar várias opções para fazer uma escolha segura. Nesse caso, o corretor vai em busca de vários imóveis que se encaixam em seu perfil, o que te faz poupar tempo;
2 – Avaliação do imóvel
Um corretor de imóveis sabe como avaliar de forma técnica o estado do imóvel, o atual mercado imobiliário e as condições econômicas do comprador para se chegar a uma negociação justa para ambas as partes;
3 – Capacidade de negociação
O profissional conhece o mercado e sabe como realizar uma boa venda que não cause insatisfação, conquistando mais clientes;
4 – Segurança
O corretor vai te auxiliar na parte burocrática, de toda a documentação, do financiamento e, inclusive, dos trâmites legais que precisam ser cumpridos para a transferência do imóvel.
Como avaliar um bom corretor de imóveis
Agora que você já sabe quais são as principais funções e vantagens de se contratar um corretor de imóveis, você precisa saber como escolher um bom profissional para te ajudar a comprar o seu imóvel.
Primeiro verifique se o corretor é registrado no Creci da sua região. Para isso, solicite a ele a carteira de identidade que comprove o registro e também faça uma busca no site oficial do conselho de sua região.
Procure referências sobre o histórico de atuação e experiência do corretor e da empresa que ele representa, antes de fechar contrato.
Escolha um corretor compatível com o seu perfil. Ele é paciente e eficiente ao responder todas as suas dúvidas? A imobiliária na qual ele trabalha possui em sua carteira imóveis no perfil que você está procurando? Para encontrar o profissional certo, converse muito com ele antes e não tenha vergonha de perguntar tudo o que precisar, além de pedir um tempo para avaliar com calma as possibilidades.
Escolha um corretor que está olhando para o futuro!
Bem diferente do passado, quando bastava ser um bom vendedor, hoje este profissional precisa entender de todos os aspectos da gestão imobiliária: conhecer as variadas formas de financiamento habitacional, estar atualizado com as mudanças na legislação, ter amplo domínio do mercado e de sua evolução, antecipando as tendências do seu ramo.
Mudanças são sempre necessárias! E quando for a sua hora de mudar, conte com a FR Prime Imóveis. Somos especialistas na compra e venda de imóveis em Volta Redonda.
Nós acreditamos e amamos o que fazemos. Mais do que compra e venda de imóveis, somos pessoas cuidando de pessoas. Trabalhamos diariamente para transformar a compra do seu imóvel em uma experiência única.
Fale conosco, podemos te ajudar a encontrar o imóvel dos seus sonhos!