Anunciou o imóvel, mas ainda não recebeu nenhuma oferta? Sabia que reformar pode ser o que está faltando para você vender?
Não há dúvidas de que casas recém-reformadas atraem mais atenção dos compradores.
Atentar-se aos mínimos detalhes pode ajudar para que o seu imóvel pareça novinho em folha, mesmo que você tenha morado nele por muitos anos.
Neste post você vai ver:
- O que considerar antes de pensar em reformar para vender
- 4 dicas do que reformar antes de vender
O que considerar antes de pensar em reformar para vender
Orçamento
Verifique se você tem o dinheiro necessário para concluir a reforma. Inclua um valor “extra”, pois as renovações são sempre imprevisíveis. Fazer reforma e ter prejuízo não é o que você busca, então tenha atenção ao seu orçamento para descobrir o que você pode ou não pagar.
Público-alvo
Ter o seu bem definido é fundamental para saber quem você quer atingir. Saiba qual é o tipo de pessoa que compraria seu imóvel. Se o seu foco for uma família, ter espaços amplos no imóvel pode ser interessante, pois aumentam as possibilidades na hora de reformar – seja criando novos cômodos ou unindo cômodos já existentes.
Seja objetivo
Ao reformar o imóvel para vender, organize as suas metas e a estimativa de gastos. Coloque tudo na ponta do lápis, calcule, pondere. Que tal fazer você mesmo a reforma? É importante procurar todas as alternativas possíveis para baratear a reforma. Isso faz com que você não gaste tanto investindo e consiga ter um bom lucro pela valorização do imóvel.
Avalie o custo-benefício, pois às vezes contratar um profissional pode ser mais interessante, principalmente se você não entende de reformas.
Seja realista
Se você está pensando em começar uma reforma, garanta que terá dinheiro e condições de executá-la. Priorize as pequenas coisas, mas que chamem a atenção de quem compra, como pintura, piso, etc. Se você não tem condições de reformar a casa inteira, não comece achando que vai, pois isso lhe trará problemas.
Mercado imobiliário
Faça uma pesquisa por imóveis parecidos com o seu, para saber qual o valor que eles estão sendo anunciados. Isso vai te dar uma noção de quanto vale o seu imóvel e também vai te possibilitar conhecer as ofertas dos seus concorrentes, para que você entre no mercado de maneira competitiva.
Não se esqueça que está reformando para vender
Se encantar pelo projeto e acabar fugindo do objetivo principal é mais comum do que parece. Por isso, tenha sempre em mente o seu objetivo principal. Sua reforma deve agradar o maior número possível de compradores. Utilize cores e estilos mais básicos.
O seu orçamento é um dos fatores mais importantes. Reformar o necessário para deixar o imóvel bem apresentável já é suficiente, porém se você tiver orçamento para reformar mais coisas, é melhor ainda. Saber investir para obter o retorno desejado é importante para que você não tenha prejuízos.
4 dicas para reformar antes de vender
1. Cores neutras
Utilizar cores neutras, como o branco, o bege e o cinza, vai te ajudar a dar um ar de casa nova, como se antes não houvesse um morador. Além disso, esses tons neutros fazem a casa parecer maior, tornando o ambiente mais impessoal, o que possivelmente vai agradar os compradores interessados.
Dessa forma, renovar a pintura pode te ajudar a vender o seu imóvel mais rápido. Atente-se às imperfeições (como buracos e rachaduras) e as corrija antes de colocar o imóvel à venda, além, é claro, de utilizar uma tinta de boa qualidade, para garantir uma melhor aparência. Cuidar dos detalhes para deixar uma impressão positiva nos possíveis compradores é fundamental.
2. Pisos e azulejos
No caso de pisos rachados ou quebrados, não há outra alternativa a não ser trocá-los. Já em relação à aparência dos pisos, vale ponderar se o piso tem um design antigo ou se ele está velho mesmo.
O piso velho, por conta do tempo de uso, pode apresentar algumas manchas e rachaduras que não são esteticamente agradáveis. Já os pisos com design antigo podem ser aquelas peças históricas, mas que estão conservadas e sem defeitos aparentes.
3. Substitua itens antigos
As instalações podem até estar funcionando bem, mas encontrar buracos ou mofo na parede e pisos rachados, fará com que a impressão dos possíveis compradores seja a pior possível.
É obrigação do proprietário fazer reparos na casa antes de vendê-la, pois objetos velhos ou danificados prejudicam a segurança do imóvel. Reparar esses problemas não é só cuidar da aparência, mas também deixar o imóvel seguro e pronto para o próximo morador.
Outros pontos que merecem atenção são a rede elétrica e o sistema hidráulico da casa. É interessante reformá-los caso sejam muito antigos, pois isso vai evitar futuros problemas com o comprador.
Uma coisa que pode dar para os possíveis compradores a impressão de que você cuidou de todos os detalhes antes de colocar o imóvel à venda, além de deixá-lo mais funcional, é trocar os interruptores e as tomadas por peças novas.
4. Área externa
Dizem que a primeira impressão é a que fica, então se os possíveis compradores chegam ao imóvel e a fachada está mal cuidada, isto é, com a pintura desgastada, pode acontecer de os potenciais compradores nem desejarem entrar para ver o restante da casa.
Desse modo, cuide de todos os detalhes para que o seu imóvel tenha uma boa aparência, seja seguro e útil. Esses são os principais cuidados que você deve ter e que farão toda a diferença para os possíveis compradores.
Antes de colocar um imóvel à venda, é muito importante ter o auxílio de um profissional competente para te orientar e fazer uma avaliação correta do seu imóvel. A FR Prime é uma imobiliária de Volta Redonda com um time extremamente qualificado que pode te ajudar a encontrar o seu “comprador dos sonhos”.