Como dar entrada em um apartamento: 4 dicas

Como dar entrada em um apartamento

Primeiramente, dar a entrada em um apartamento é um grande sonho e realização para qualquer um de nós.custom designs Human hair Wigs nike air max 95s cheap nfl jersey custom football jerseys custom football jerseys custom baseball jerseys adidas promo code custom football jerseys authentic jersey adamandeve sex toys nfl com shop custom jerseys adidas yeezy black custom baseball jerseys

Porém, esse não é um processo simples para todos. Essa etapa requer organização financeira e planejamento.

Por isso, no artigo de hoje vamos elencar etapas, possibilidades e dicas para te ajudar a dar entrada no seu imóvel.

Qual o valor da entrada de um apartamento?

Em média será preciso dar de entrada no apartamento 20% ou 30% do valor total do imóvel. No entanto, essa porcentagem costuma variar de acordo com o nível do investimento e a renda familiar do comprador.

De modo geral, as instituições financeiras mais tradicionais costumam financiar apenas 80% do valor do apartamento, fazendo com que o montante inicial seja pago diretamente ao proprietário, no formato de entrada.

Assim, se o apartamento de seu interesse custa R$ 300 mil, o valor mínimo de entrada será, em média, R$ 60 mil. Além disso, a parte financiada pode ser dividida em prestações que não ultrapassem os 30% da renda familiar mensal.

E sabendo os motivos para investir em imóveis, caso escolha um financiamento da Caixa Econômica Federal, a entrada mínima para a compra de um imóvel é de 10%.

Posso dar entrada maior do que o valor estipulado pelo comprador?

Com certeza! Inclusive se você tiver condições de juntar mais recursos e dar uma entrada maior, será melhor. Quanto maior for o valor da sua entrada, menor será o total de juros sobre o valor final do seu apartamento.

Além disso, se a sua renda não for muito alta, dar uma entrada maior também é uma estratégia para fazer com que o restante do valor do apartamento caiba dentro da porcentagem mensal solicitada para a liberação do financiamento. O parcelamento do seu financiamento não pode ocupar mais que 30% da sua renda líquida mensal.

Posso dar o valor da entrada no imóvel com FGTS?

Sim! É possível usar o FGTS para dar entrada no seu imóvel, porém é preciso cumprir alguns requisitos para utilizar o fundo:

– Ter trabalhado no mínimo três anos, consecutivos ou não, no mesmo emprego ou qualquer outro sob regime do FGTS;

  • Não ter financiamento atualizado no Sistema Financeiro de Habitação (SFH);
  • Não ter nenhum imóvel em seu nome na cidade onde você reside ou trabalha;
  • Por fim, não ter usado os recursos do FGTS no mínimo de três anos.

Além disso, de modo geral, quando o apartamento é comprado na planta, as construtoras costumam parcelar o valor de entrada durante o período de construção da propriedade, flexibilizando a compra do imóvel.

Como dar entrada em um apartamento?

A seguir, veja as dicas da nossa imobiliária em Volta Redonda para que você aprenda como dar entrada em um apartamento.

1. Faça um planejamento financeiro

Dar entrada em um apartamento é um investimento alto. E para que você consiga juntar esse recurso, é necessário se planejar e entender quanto você irá economizar, de onde virá esse valor todos os meses e por quanto tempo você precisará se organizar para conseguir juntar o valor necessário.

Avalie também o seu salário atual e as perspectivas do seu cenário de trabalho. Desse modo, você pode avaliar se o pagamento das parcelas não comprometerá o seu orçamento no futuro.

2. Investimentos e renda extra

Investimentos de curto prazo são uma ótima opção para quem busca um bom retorno financeiro. Uma opção interessante é o uso de consórcios, pois permitem realizar um pagamento mensal, sabendo o prazo de duração.

Se você tiver algum tempo livre, uma boa opção é montar um negócio na internet para vender produtos e/ou serviços. Se tiver alguma habilidade, pode oferecer consultorias e realizar pequenos serviços online, como a correção e revisão de trabalhos acadêmicos, por exemplo.

Além disso, você pode fazer um curso profissionalizante na sua área de atuação para tentar uma promoção no emprego.

3. Busque formas de economizar

Para conseguir conquistar o seu imóvel próprio, é preciso fazer alguns sacrifícios. Uma das maneiras de conseguir é economizando. Avalie a sua renda familiar mensal, para ter controle de todos os seus gastos.

O foco aqui deve ser gastar menos e poupar mais. Portanto, analise seu orçamento, encontre seus gargalos financeiros e tenha um objetivo tangível fixado na sua mente: dar entrada no meu apartamento.

4. Venda de outros bens

Para conseguir um dinheiro extra para a entrada, uma boa opção é a venda de outros bens, como, por exemplo, a venda de um carro ou uma moto, pois essa venda acaba dando um ótimo retorno financeiro e reduz alguns gastos mensais que podem ir para o montante que você está juntando para dar entrada ao apartamento.

Como escolher a melhor opção para dar entrada em um apartamento?

Agora que você já sabe como funciona a entrada, pode se preparar para escolher seu novo lar. Comprar o imóvel perfeito para você e sua família depende dos seus objetivos. Existem diversas opções disponíveis no mercado e, por isso, é preciso estar atento a diversos detalhes para que sua compra seja bem sucedida.

Quer dar início à compra do seu apartamento? Então venha conversar com a FR Prime, nossa imobiliária Volta Redonda está a sua disposição e pode te ajudar nesse processo! Somos especialistas na compra e venda de imóveis em Volta Redonda e nosso maior objetivo é fazer com que a sua mudança seja a mais agradável possível.

Trabalhamos diariamente para transformar a compra do seu apartamento em uma experiência única.

Conheça nosso catálogo de imóveis na região e conte conosco para realizar o seu sonho de conquistar o seu imóvel!

 

 

 

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Rolar para cima